História


A Rádio Timbira AM é a emissora de rádio pioneira no Maranhão. Fundada em 15 de julho de 1941, é gerida pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e seus estúdios ficam localizados no Centro de São Luís.

Batizada inicialmente como rádio Difusora, foi fundada durante o governo Getúlio Vargas e surgiu a partir de solicitações do interventor Paulo Martins de Sousa Ramos. Com o apoio das autoridades federais, foi concedido para a rádio oficial o prefixo PRJ–9, que ocupou a onda média (amplitude modulada), sendo sintonizada através de 1940 quilohertz. A PRJ-9 entrou no ar as 21h com o pronunciamento do interventor Paulo Ramos, que foi ouvido em mais de 60 municípios do Estado.

Em 1944, os Diários Associados assinaram contrato de comodato com o governo do Estado e rebatizou a emissora com seu nome definitivo. A justificativa para essa mudança é que todas as emissoras, pertencentes à cadeia de associados, rádios, jornais e TV como: Tupi, Tamoio, Baré, Timbira, Tabajara etc., recebiam o nome de grupos indígenas, que historicamente houvessem habitado as regiões onde se localizavam as emissoras. A partir daí, a PRJ-9 passou a ser chamada de Rádio Timbira, devido os povos indígenas que habitavam o país.

Ao longo de mais de sete décadas passaram pela Timbira alguns dos nomes mais importantes do rádio maranhense. Abaixo veja alguma das fotos que contam essa história. Posteriormente, colocaremos trechos de áudios.

* Fotos cedidas por Cinaldo Oliveira